Cachoeiras do Km 13 e Boca do Corte

Como havia prometido no Facebook, agora estou postando um roteiro com o que julgo eu ser o caminho mais tranquilo para se chegar às Cachoeiras do km 13 e à Cachoeira Boca do Corte que ficam a poucos metros uma da outra. 

Cachoeira do Km 13


 Cachoeira Boca do Corte


Uma regra: o ponto de partida sempre será a Prefeitura de Porto União.

mais de cinco roteiros para se chegar até as Cachoeiras do Km 13: indo pela SC-302, indo pela entrada do Portal, indo pelo Bairro Jardim Bela Vista, indo pelo Legrú e finalmente, indo pelos trilhos da estrada de ferro. Já fui até lá por todos os caminhos e o meu preferido é ir a pé acompanhando os trilhos do trem e passando por dentro dos 2 túneis que tem nesse trajeto. Mas, nesse guia vou abordar apenas o caminho pela SC-302 que julgo ser o melhor caminho, com mais asfalto e estrada de chão com o melhor estado de conservação.
O PONTO DE PARTIDA para as quilometragens é a PREFEITURA DE PORTO UNIÃO, o ideal seria zerar o hodômetro em frente ao prédio para acompanhar a quilometragem, pois vou colocar de forma crescente.

Antes de qualquer coisa, estão levando sacos de lixo para não deixarem nada de lixo jogado no entorno da cachoeira?
Atenção pessoal visitar é legal, poluir não!!!
PARA OS QUE QUEREM VISITAR 
MESMO SEM CONHECER NADA DO INTERIOR

Km 0, saindo da frente da Prefeitura de Porto União sentido Bairro Santa Rosa, via Avenida Santa Rosa serão 5,6km até o Portal de Porto União. 


Por volta dos Km 6,5 você irá chegar no Trevo para Caçador, vire à direita e entre no sentido de quem vai à Caçador. 


Aproveite bem o asfalto pois pelo Km 9,8 de sua viagem ele vai acabar, exatamente na entrada para o Km 13. Então, reduza a velocidade logo que vir um ponto de ônibus. Pouco mais a frente haverá um pinheiro seco, exatamente na frente há a entrada, que não tem placa, aqui você vai deixar o asfalto e vai entrar à direita.

As estradas do interior são em geral muito boas, mas fica a recomendação de dirigir devagar e aproveitar a paisagem. Há lugares desse ponto em diante onde é possível tirar fotografias panorâmicas muito bonitas.

Seguindo pela estrada de chão você vai subir até chegar ao 12,0km  de sua viagem e vai se deparar com uma bifurcação. Sempre há placa nesse lugar, então é só seguir a placa, ou seja siga pela direita.

IMPORTANTE: Vou dar uma dica, sempre siga a estrada principal, ela pode ser reconhecida facilmente por ser mais transitada e com mais manutenção que uma via secundária (visualmente ela é melhor do que a estrada secundária). Há algumas entradas para propriedades ao longo do caminho, se você eventualmente entrar numa delas não vai muito longe, logo se deparará com uma porteira (mas fique atento pois manobrar o carro em estrada estreita nem sempre é uma tarefa fácil). Mas, seguindo pela principal você evita esse contratempo.

Seguindo sempre a via principal você vai dirigir até o Km 13,2 do início de sua viagem e vai cruzar os trilhos da estrada de ferro, sinal de que você já está bem próximo.


Mais 500m e você vai se deparar com uma outra bifurcação Km 13,7 é fácil de identificar que o caminho certo é o da direita.
 Lá pelo Km 14,4 você vai ver à esquerda a Igreja do Km 13 e à direita  a Escola Isolada do Km 13 que já não funciona mais e que é a sede da A FRUTA. Há um entroncamento aqui, dobre à direita descendo.


 Já logo verá a ponte (que já não é mais essa da imagem, pois a Prefeitura de Porto União construiu uma nova e maior) sobre o Rio Pintadinho, que é o rio da Cachoeira do Km 13.

ATENÇÃO: No Km 14,5 você vai chegar em curva à esquerda em subida, no lado direito dessa curva está a entrada para a cachoeira, não é muito visível, então fique esperto!. Há uma construção abandonada do lado esquerdo, em meio a uma plantação.


Atenção: essa imagem foi tirada do ângulo inverso ao que você vai ver quando chegar.

Essa entrada é estreita e meio desnivelada, porém você não deve encontrar dificuldade para chegar até muito próximo à cachoeira com o carro. Da entrada até o local para deixar o carro são cerca de 200 metros.

CUIDADO: Pois você vai chegar em cima da cachoeira, haverá uma mureta delimitando a extremidade do paredão da cachoeira (veja na figura abaixo). 


Cuidado não há proteção e o risco de queda é iminente. Dessa mureta para baixo há um desnível de cerca de 30 metros. 
Olhando assim pode parecer que o lugar não apresente muito risco, mas olhando de outro âgunlo:
E nessa imagem aparece apenas o túnel onde inicia a queda da cachoeira!

Mais uma recomendação sobre tomar banho no rio em cima da cachoeira do Km 13, das duas últimas vezes que fui, encontramos SANGUESSUGAS na água parada. Quando molhamos os pés na água corrente não vimos nada, mas ao colocar em água parada eles logo aparecem!

Para os que gostam de aventura e querem descer até a base da cachoeira há um caminho que não será possível ultrapassar sem auxílio de corda, isso para os que não são acostumados com esse tipo de aventura.
Ao lado direito dessa imagem há o início de um paredão e nele há um carreiro subindo. Esse é o caminho para se descer até a cachoeira.



Vou postar algumas imagens da descida quando fomos eu, minha esposa, minha mãe e meu filho de 9 anos, para que vocês saibam o que esperar quando chegar lá.

Terminando essa parte da descida você vai chegar em cima da pedreira, daí é só descer com cuidado para não derrubar nenhuma pedra em cima da pessoa que está descendo abaixo de você. 



Aqui concluo o roteiro até a cachoeira do Km 13, mas ainda há mais uma cachoeira a ser visitada nesse local. Basta você atravessar o corte de pedras seguindo os trilhos OU dá para descer o leito da cachoeira do Km 13 até encontrar o local onde os dois rios se encontram e subir pelo outro e você chegará na base do túnel que conduz à cachoeira boca do corte.
 


Do outro lado do corte de pedras você verá a Cachoeira Boca do Corte:

Nessa cachoeira também dá para descer até a sua base e, é outra aventura. Logo depois do final do corte de pedra haverá uma canalização de água direcionando para o lado oposto ao da cachoeira, siga por essa canalização.

Você se verá então no alto de mais uma pedreira, basta descer até a sua base, novamente fica o alerta, cuidado com o desmoronamento de pedras! Lá em baixo você verá a entrada para o túnel que dá acesso ao lago da cachoeira Boca do Corte.




Fica um último aviso: 
Cuidado com essa planta da imagem abaixo, o lugar é cheio de URTIGAS! Mas não tenham medo, é só ficar de olho que não irão ter maiores problemas com ela.


IMPORTANTE: Não arranquem plantas locais para trazer para casa, tirem foto e tragam a imagem de lembrança. Se forem pegos com plantas nativas dentro do carro na volta, vocês podem estar bem encrencados!

Aproveite e explorem bem o lugar, tirem muitas fotos, façam muitos vídeos divulguem, mas principalmente: PRESERVEM! 





7 comentários:

Unknown disse...

Bom dia. Me mudei recentemente pra União da Vitória e gostaria de conhecer essas cachoeiras. É tranquilo ir na cachoeira do KM 13 pelos trilhos do trem? São quantos KM? E pra ir vai-se pelos trilhos que passam entre as rodoviárias?

abraços Diane

Dinarte Guedes disse...

Olá Diane, para ir até essas cachoeiras pelos trilho do trem é tranquilo e tem o benefício de não ter que levar roteiro já que é só seguir os trilhos do trem. Contudo, devo advertir que é bem desgastante, já fis isso inúmeras vezes, desde minha adolescência e não teve uma vez que não voltei mui cansado da aventura. Até as cachoeiras são 13 Km, daí o nome. Então são 13 de ia e 13 de volta: 26km andando por pedras soltas, trilhos e dormentes. É bem cansativo, mas gratificante. Nesse percurso você passa por 2 túneis um em linha reta e o outro em curva. É só pegar os trilhos que passam por entre as rodoviárias e seguir pelo da direita (sentido bairro Bela Vista) que você chega lá.

Anônimo disse...

Boa noite amigo, quero ir lá de bike, qual é o caminho mais curto e mais fácil?

Unknown disse...

viu mande as localizaçoes no google maps, mesmo q não tenha como vizualizar no stream, já vai dar uma boa ideia daonde que é o local. obg

RP&N disse...

Dinarte, estou vendo hoje esse teu trabalho. Que surpresa agradável! Gostaria de utilizar algumas fotos suas para dar um toque sobre o KM 13 onde estive hoje, primeiro de maio, prestigiando a festa em homenagem ao dia do Trabalho. Valeu!!! Sucesso, cara!!!

Unknown disse...

Não vejo a hora de fazer esse passeio. Estou pensando em junho. É um mês bom para realizar esse passeio as cachoeiras amigo?

capitaogaucho disse...

Lugar muito agradável para levar a família

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...