quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Árvore crescendo pelo furo de uma rocha

A última vez que eu e minha família fomos para as Cachoeiras do Km 13 e Boca do Corte reservou uma surpresa e tanto, descendo o leito seco do Rio Pintadinho, depois da queda que forma a Cachoeira do Km 13, e nos deparamos com isso:


Minha irmã foi a primeira a avistar e ficou, como todos nós, absolutamente surpresa! Uma árvore crescendo pelo buraco de uma rocha!
Observando mais de perto, e com mais cuidado, vimos que essa rocha sofreu um fenômeno relativamente comum e que causa estranhamento em muitas pessoas que acham rochas no leito dos rios com furos perfeitos.
Essa rocha, que fazia parte do leito do rio, ficou sob um redemoinho de água e no meio desse redemoinho ficou aprisionada uma outra pequena rocha que, aos poucos, ao girar dentro do redemoinho, furou a rocha de baixo. Não sei se fui claro o suficiente, mas não tenho muito conhecimento na área. Se alguém souber mais a respeito, por favor, deixe seu comentário.
Por esse furo cresceu essa árvore, não sei se espontaneamente ou se alguém pode ter propositalmente feito isso, mas o fato é que na Cachoeira do Km 13 há mais esse atrativo agora.



2 comentários:

Edilton disse...

em qual ponto da cachoeira fica essa arvora que rodei tudo aquilo e nunca passei por ela ?

Dinarte Guedes disse...

Olá Edilton, essa árvore com a rocha fica, depois que você desce a Cachoeira do Km 13 uns 100 a 150 metros a partir da cachoeira) descendo o leito seco do rio da cachoeira. É só ir descendo, depois que você passar pelos trilhos tortos da estrada de ferro que as enchentes arrastaram lá para baixo, o leito do rio se divide em duas partes, no lado direito de quem está descendo fica essa árvore! Da próxima vez que for lá, vou levar o GPS e tirar uma fotografia georefernciada para ter a posição bem certa dela!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...