terça-feira, 16 de abril de 2013

Postagem de número 400

Nunca imaginei que em pouco mais de 1 ano de blog chegaria nesse número de postagem. Mas aqui estamos, essa é a postagem de número 400 deste blog. Para tal ocasião resolvi postar algo um pouco mais especial. 

Essa postagem não é de desafio, o desafio mesmo foi enfrentado por essa família que está registrada nessa fotografia. Uma anotação sem maiores detalhes no verso da fotografia informa que, provavelmente, essa foi uma das primeiras famílias de imigrantes a se instalar na comunidade do Barra Grande.

A rusticidade da casa, e tudo que aparece na fotografia demonstra claramente que não foi um começo fácil para nenhum dos imigrantes que vieram desbravar a terra nova. Li outro dia no livro "Nhá Marica, Minha Vó" de Alvir Riesemberg algo que não sai de minha cabeça, onde ele transcreve parte da memória de Nicolau Bley que viveu em Rio Negro - PR (minha terra natal) em 1828.

"Fácil será a qualquer conhecedor julgar dos sofrimentos de um homem aos vinte anos de idade transportar-se de uma cidade onde nunca manchou as mãos com o rude cabo de um instrumento agrário, para vir residir em um sertão inóspito, sem estradas, sem comércio, sem guia e sem dinheiro, face a face com a miséria rodeada de seu lúgubre cortejo. Não desanimei, meti mão ao trabalho, amassando o negro pão com o suor do meu rosto; consegui, contudo, em breve, expelir a miséria, e da semente lançada na terra virgem regada com lágrimas abasteci a casa de comestíveis."


Clique na imagem para ampliar 

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelas 400 postagens. Que venham mais 4.000 , abraço

Alvaro Fm Verde Vale

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...