segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dois prédios ainda existem!

Esse desafio está valendo um livro digital (e-book). Confira o regulamento.

A identificação do local onde foi registrada essa imagem não foi um dos mais fáceis que já fizemos. Quero estender o desafio a vocês também. Dois dos prédios vistos nessa imagem ainda estão lá no mesmo lugar, e foi o que nos possibilitou ter 100% de certeza do local que essa imagem representa.
Nessa oportunidade, as pessoas que foram fotografadas estavam reunidas em uma comemoração alusiva ao dia 7 de setembro. Uma última informação, pelos indícios contidos na imagem deduz-se que ela seja da segunda metade da década de 30 (entre 1935 e 1940).


Que lugar é esse?


Quais os prédios que ainda estão no mesmo lugar?


Alguém saberia dizer como é possível deduzir a data aproximada dessa imagem?


Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário, não precisa se cadastrar e nem se identificar para participar da brincadeira.
Clique na imagem para ampliar

4 comentários:

Marthus Benoni Marcolin disse...

O lugar é a Praça Hercílio Luz;
Os prédios são os Hotéis "Iguassu" e "Internacional".
A época eu vou arriscar um palpite. A grafia de "Iguassu" e não "Iguaçu"
Nunca prestei atenção no ano do prédio, que está lá no alto, mas deve ser perto de 1930 e na década de 1940 houve a reforma ortográfica, o que justificaria o palpite.. hehe
Abraços!

Anônimo disse...

O Marthus já matou essa rssss.
Praça Hercilio Luz. Hotel Iguassu na esquina da XV de novembro, e o Hotel Internacional , em frente ou ao lado da praça. A praça esta meio fora de lugar em relação a hoje rsss, abraço

Alvaro - Verde Vale Fm

Dinarte Guedes disse...

Realmente o Marthus nem deixou esquentar esse desafio. É sim a Praça Hercílio Luz, e os prédios que ainda estão lá são o do Antigo Hotel Iguassu onde hoje tem a Funerária e o prédio do Hotel Internacional. Quanto ao período da fotografia fizemos aqui o seguinte raciocínio: O prédio do Hotel Iguassu ostenta em sua fachada o ano de sua construção, 1934, então a fotografia é posterior a esse ano já que o hotel aparece nela. E anterior a 1941 pois do contrário atrás da cerca apareceriam as obras da Estação União que foi inaugurada em 1942 e está ausente na imagem.

Marthus envie um e-mail para ondeficaportouniao@yahoo.com.br dizendo qual livro escolheu!

Anônimo disse...

copiei esse trecho do site: http://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-tronco/ptuniao-sc.htm
http://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-tronco/fotosportouniao38.jpg

Estação de Porto União, ao fundo. Mais ao fundo ainda, a estação de União da Vitória. Em primeiro plano, obras da fundação da nova estação. A foto deve datar mais ou menos de 1938. À direita, praça Hercilio Luz, em Porto União. Foto acervo Irene Rucinsky. (Arpas$)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...