segunda-feira, 16 de abril de 2012

Você já dançou a Hailka?

No domingo, 15 de abril, tive a oportunidade de levar minha família para a Hailka, na Igreja Santíssima Trindade no Distrito de São Cristóvão em União da Vitória, minha esposa é descendente de ucranianos e sendo assim não poderíamos deixar de ir na Hailka! 

Mas o que é Hailka?


O nome Hailka vem de “hai”, bosque onde se reunia a juventude ucraniana para executar as canções e apresentar rituais para saudar a vida, após a longa temporada de inverno. Com a implantação do 
cristianismo na Ucrânia, esta tradição passou a ser festejada em comemoração à ressurreição de Cristo.

Neste ano na Igreja Santíssima Trindade ela foi celebrada no 1º domingo após a Páscoa e contou com a participação do Grupo de Jovens da Comunidade Ucraíno-Católica de Prudentópolis.

A celebração da Hailka consiste em diversas brincadeiras de roda realizadas enquanto se entoam cânticos na língua ucraniana. Pessoas de todas as idades da comunidade reúnem-se no pátio da igreja para entoar cantigas simples e singelas e que versam sobre temas da tradição ucraniana, enquanto a comunidade se integra de mão dadas dançando e se divertindo numa das mais antigas formas de brincadeiras de criança, a dança de roda.

As Hailkas não são uma tradição exclusivamente ucraniana, mas sim de todo o povo eslavo oriental.








2 comentários:

Vilson disse...

Ótimo artigo!! Bem embasado!! só tenho uma sugestão: poderia trocar o termo "eslovaco" por eslavo, creio ser isso o que você quis dizer!!
Parabéns!
Vilson José Kotviski

Dinarte Guedes disse...

Obrigado pela correção Vilson, foi um ato falho, li uma coisa, mas na hora de digitar escrevi outra. Já está corrigido no texto!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...