quarta-feira, 4 de abril de 2012

Escola Municipal de Ballet?

Primeiro de tudo, vou justificar o borrão vermelho da fotografia: assim o fiz para não entregar com letras garrafais o local onde ela ficava, embora haja pistas suficientes na imagem.

História do Ballet Municipal

A Escola Municipal de Ballet, da Prefeitura Municipal de Porto União, iniciou seus cursos no dia 8 de março de um ano célebre em todo Vale do Iguaçu, com aulas do Ballet Clássico, com iniciação teórica e prática no método Russo, para profissionais e amadores.
Havia também os cursos de Dança Moderna com método de Martha Graham,  Arte Dramática com método alemão e Ginástica Estética Feminina no método do Dr. Haus Druss, contava com 50 alunos profissionalizantes. 
Apresentou-se pela primeira vez ao público no Clube Concórdia, no dia 23 de abril do mesmo ano de sua fundação.
Nasceu do esforço comum entre professores, alunas e seus pais que na medida do possível foram sacrificando sábado, domingos, feriados, dias e noites de lazer, para que um sonho comum se tornasse realidade.
O professor dessa escola, foi o 1º Bailarino, coreógrafo e maestro do Ballet Russo de Monte Carlo, um dos mais famosos Ballet do Mundo (atualmente extinto).
O Ballet Municipal apresentou-se em palcos de Bituruna, Lapa, São Paulo, Chapecó e havia programação (nos documentos que li) de apresentação em Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Lages, Cascavel, Capinzal e Curitiba (Teatro Guaíra).

Em que ano foi criado a Escola Municipal de Ballet?

Onde ficava a Escola Municipal de Ballet?

Quem era o professor e criador do Ballet Municipal?

Se você sabe ou acha que sabe, deixe seu comentário, não precisa de cadastro nem se identificar para participar!
Clique na imagem para ampliar

4 comentários:

Douglas Roiek disse...

O ano é uma incógnita.

Ficava na frente/lateral do Clube Concórdia atual (onde é localizado hoje o The Hall e já teve inúmeras "discotecas"/"baladas"). E já foi o círculo militar. Inclusive o início da escola foi dentro do próprio clube concórdia. Provavelmente ainda tinha o nome (o qual foi desfocado) em referência ao Clube Concórdia pois o local era do Clube. Avenida João Pessoa, 415*.

O nome de batismo do fundador é Silvio Michel Borsage, de alcunha artística Ramon Jisnisky. Nascido em Alegrete-RS no Rio Grande do Sul e ainda pequeno levado a Noruega para ser criado pelos avós após a morte de seu pai. Foi realmente bailarino do Ballet mais antigo da Rússia (fundado em Mônaco e posteriormente transferido para URSS)(antes de Kirov e Bolshoi) chamado de Ballet Russo de Monte Carlo, foi maeitre inclusive, apresentou-se pelo mundo todo. Apesar de inventarem histórias de ter chego ao Brasil por conta da 2ª Guerra, é uma incógnita, por ser uma pessoa reservada e não divulgar sua data de nascimento muitos boatos foram criados. A verdade é que aqui fundou escolas em Florianópolis, Porto União, Itajaí e Ituporanga, cidade qual foi bem recebido, valorizado e ministrou aulas por mais de 20 anos e faleceu em junho de 2011. As minúcias de sua biografia ainda são um mistério.

Anônimo disse...

A foto com certeza é anterior a enchente de 1983......(ArpasS)

Dinarte Guedes disse...

Sim realmente a Escola Municipal de Ballet funcionou no Clube Concórdia.A Escola começou a funcionar em 1983 e segundo relatos que ouvi o piso de onde seriam dadas as aulas foi todo refeito, e pouco tempo depois veio a enchente e arrasou com tudo. E sim, o Professor da Escola de Ballet era conhecido como Ramón Jisnisky, que segundo um Curriculun Vitae que encontrei junto com os documentos da Escola de Ballet (não estou dizendo que seja verídica a informação) nasceu na Europa, em Oslo na Noruega. Naturalizou-se brasileiro e foi o 1º Bailarino do Ballet (Russo) de Monte Carlo, percorreu o mundo como bailarino e coreógrafo do Ballet do Coronel Bassili. Apresentou-se no Teatro Metropolitan em New York, no The Royal Ballet of London, na Ópera de Paris e no Teatro Colón de Buenos Aires. Ganhou o diploma de Honra de Sara Bernard. Dançou para o Rei Jorge VI da Inglaterra e pela sua exibição ganhou medalha e prêmio de Honra ao Mérito. Dançou para o presidente Roosevelt dos Estados Unidos, na Holanda dançou para a Rainha Guilhermina e em Buenos Aires para Juan e Eva Perón. No Brasil dirigiu 36 escolas de Ballet em diversos Estados. Recebeu diversas medalhas e prêmios pelos países onde passou sendo alguns deles recebidos na Alemanha, Inglaterra, França, Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil, entre outros. Fez 3 filmes, dois na Argentina e um nos Estados Unidos. Dançou e foi maestro de dezenas de óperas.

Prof Jorge Luis disse...

- Olá, alguém sabe me dizer se ainda existe esta escola e se alguém esta ministrando aulas na mesma ??

- Meu nome é Jorge Luis Hoffmann (Prof. Jorge Luis) ...
- Fiz aulas com o Prof. Ramon Jisnisky na Escola Municipal de Dança de Ituporanga, comecei a fazer aulas de Ballet em 1998 até 2000, retornei as aulas em 2004 e em 2006 já estava trabalhando com o Prof. Ramon na Escola M. de Dança de Ituporanga ministrando aulas pras crianças e iniciantes e até o 2011 quando infelizmente ele veio a falecer ...
- Fiz aulas e trabalhei com ele até 2011 que seria o ano da minha formatura do Ballet (faltando 6 meses) e então infelizmente faleceu nosso Mestre Prof. Ramon, ele queria muito que eu seguisse com a Escola e o trabalho dele quando ele falecesse, mas infelizmente não houve um acordo entre eu e a administração municipal de Ituporanga pra que eu continuasse aqui ...
- Eu estive ao lado do Prof. Ramon por 10 anos e conheço bem a história dele, qualquer informação que quiserem a mais sobre ele me mandem um e-mail para jorgedoballet@msn.com ...
- Foi lançado um livro com a história completa da vida do Prof. Ramon por um amigo meu Jornalista - Rodrigo Horst, se alguém tiver interesse em adquirir algum exemplar me comunique pelo mesmo e-mail que darei detalhes de como adquirir ...

- Se alguém souber de alguma escola formada pelo Prof. Ramon Jisnisky que ainda esteja ativa atualmente com aulas de Ballet, por favor me comunique, preciso muito saber desta informação ...
- Agradeço desde já.

- Att: Prof. Jorge Luis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...