segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Uma imagem histórica


Essa fotografia panorâmica foi registrada há pouco tempo atrás, há três meses para ser mais exato, mas já se tornou uma imagem histórica.
Quando fiquei sabendo que um dos prédios que aparecem nessa imagem ia ser demolido, me apressei em ir fotografá-lo.
É uma pena cada vez que um prédio antigo é demolido em nossa cidade, mas como alguns costumam dizer aqui nos comentários do blog: “infelizmente é o preço do progresso”.

Qual é o prédio que está sendo demolido?

Quais são as duas ruas que aparecem na imagem?

Aproveitando todo o panorama da fotografia, quais outros prédios aparecem na imagem?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar

5 comentários:

Luisandro disse...

Se destruir a história para construir caixinhas de cimento é progresso, então temos uma ideia muito errada do progresso. Outro crime contra o patrimônio histórico da cidade foi cometido ali na frente. Quando é que vai surgir um vereador pra propor uma lei que proíba a demolição de prédios históricos e incentive os proprietários a conservá-los? E falam em turismo ainda... isso é papo pra encher jornal, só.

Dinarte Guedes disse...

Infelizmente enquanto os prédios antigos da cidade não forem tombados como patrimônio histórico e cultural não há o que se fazer. O prédio é de propriedade particular e a família resolveu vender, infelizmente.
E só para não parecer que estou compactuando com o que aconteceu com esse imóvel, eu considero como progresso o movimento progressivo da civilização. E esse movimento em que as pessoas vivem em suas vidas particulares vendendo e comprando, demolindo e construindo, vai engolir muitos prédios antigos da cidade ainda se algo não for feito.
Isso é a marcha normal da civilização, e não acontece só aqui. Mas fico profundamente triste de ver esse casarão em ruínas todo dia quando passo por ali.

maxadinho disse...

realmente é triste ver esse tipo de construção se perdendo ficando apenas em fotografias e na memória. mas não concordo com o que ouvi esses dias; que ao lado do hospital são bráz com o colégio santos anjos não pode ser asfaltado por ser uma parte histórica da cidade eu acho q por ser uma área escolar o tipo de pavimento pode ser perigoso por fikar muito liso mas mantendo as construções que existem ali o asfalto é o de menos não se perde o sentido histórico. gostaria de ver uma foto da construção onde fik hoje o escoteiro iguaçu quando ainda era o colégio baldunino cardoso no começo do sec xx

maxadinho disse...

rua padre anchieta esquina com a santos dumont, portas e esquadrias swhegler, novo predio da imedi e a casa eu não sei de quem é mas por um tempo funcionou a estofaria maros e o ultimo morador foi o policial balaban

Dinarte Guedes disse...

Perfeito Maxadinho, o prédio é conhecido como "Vila Marília", pois possui essa inscrição na coluna ao lado do portão de entrada. Ela fica na esquina da Santos Dumont com a Padre Anchieta realmente!

Sobre a sua observação sobre o asfaltamento próximo ao São Braz, vou questionar a respeito, pois não tinha ouvido essa conversa ainda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...