quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pensei que fosse um poste!

O título da postagem parece uma brincadeira de mau gosto, (na verdade não deixa de ser) mas não com o monumento em si, mas com a pessoa que me disse isso. Estava lá eu tirando a foto do munumento e alguém me pergunta: "porque você está tirando foto desse poste?". Acho engraçado como as pessoas não reparam nas coisas que estão no meio do caminho dos locais onde passam. Bem, deixemos isso para trás e vamos em frente, dessa vez não quero saber onde fica, quero saber apenas:

Que poste, quero dizer, que monumento é esse?
Onde ele ficava originalmente?
E lógico, se vocês quiserem... onde ele fica atualmente?

Se você sabe, ou acha que sabe, deixe seu comentário não precisa se cadastrar para participar!  
Clique na imagem para ampliar
 Fotografia tirada em 26/09/2011 12h47m.

6 comentários:

Anônimo disse...

eu sei onde fica... é na mesma rua qe subindo vai pro mirante, e descendo vai pra ponte de ferro e tals :D

@GeHalls

Anônimo disse...

Hoje ele fica próximo a AABB, agora a rua acho e é entre as João Pessoa e Coronel Amazonas

Anônimo disse...

Piloto Diz: O monumento estava localizado onde hj é o Clube Concórdiaaaaaaaaaaa

Douglas Borges disse...

Ouvi dizer que existia uma imagem de anjo de cimento ou gesso em cima dele, que em determinada época foi roubado, e nunca mais se ouviu falar do paradeiro da imagem, ficando somente a ponta do suporte. Mas essa informação não é confirmada, somente histórias dos mais antigos.

Dinarte Guedes disse...

Sobre o Monumento:

O Monumento a João Pessoa foi feito em sua homenagem pois ele compôs com Getúlio Vargas a chapa de oposição à presidência da República para as eleições de 1 de março de 1930.
Foi assassinado, no centro do Recife, na Rua Nova, precisamente na Confeitaria Glória, por João Duarte Dantas, seu adversário político e jornalista.
A cidade de João Pessoa (Capital do Estado da Paraíba ) é assim denominada em sua memória. Antes chamada "Parahyba", a capital teve o seu nome alterado, logo após o assassinato de João Pessoa, episódio considerado o estopim da Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder.

Douglas, o que eu posso te dizer é também o que eu ouvi falar, só que posso te dizer que ouvi dizer isso de pessoas que conhecem muito bem nosso município.

O monumento ficava inicialmente onde é hoje a piscina do Concórdia, pelo menos é o que dizem, ele era muito maior do que é hoje em dia, tinha aproximandamente 10 metros de altura e tinha sim um anjo em cima da coluna. Esse anjo segurava uma espécie de lanterna, e o monumento era chamado por muitos de farol. Não se sabe ao certo se ele realmente emitia algum tipo de luz. Em virtude de constantes alterações no terreno que pelo que sei já era o Clube Concórdia e tinha também o Círculo Militar ele acabou sendo desmontado. Nessa desmontagem o anjo desapareceu. Não se sabe o que aconteceu com ele. Ouvi dizer que uma parte dele estava no Batalhão, fato que ninguém confirma. Pelo que sei a própria coluna foi quebrada e a que está ali no cruzamento da Coronel Amazonas com a João Pessoa é um remendo da original.

A prefeitura esse ano, chegou a iniciar estudos para a sua restauração, mas nada de concreto até agora foi feito.

ilze agnes disse...

As fotos da posição original do monumento estão no próprio no Facebook (Fotos do Mural - nº 168 e 169 - próximo ao local onde foi construído o Clube Concórdia.

Ver:(https://www.facebook.com/photo.php?fbid=200440283362092&set=a.186548254751295.47707.100001883644737&type=3&theater)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...